quarta-feira, 23 de maio de 2018

14º Dia - NASA - Target

Um dia muito aguardado por nós.
Apesar de já termos visitado o Kennedy Space Center duas vezes dessa vez adquirimos o ingresso com upgrade para o Cape Canaveral Early Space Tour.

No final deste post tem os links para os relatos das nossas duas outras visitas.

O Kennedy Space Center não é apenas um local de visitação ou museu mas está em pleno funcionamento.

ASSISTA NOSSO VÍDEO DA VISITA NO CANAL DO YOUTUBE

Acordamos cedo como costume, preparamos nosso café no quarto do hotel (Leia mais sobre o nosso café da manhã) e seguimos para o litoral Leste da Flórida onde fica o Cabo Canaveral, em Titusville.

A estrada apresenta alguns postos de pedágio:
$2,50; $1,00; $1,25 totalizando $4,75

Chegando no Complexo para a nossa superpresa o estacionamento estava liberado.
Em dias normais são cobrados $10 pelo estacionamento.

No Kennedy Space Center os visitantes tem a disposição museus, dois teatros IMAX, restaurantes, lojas temáticas e um tour de ônibus pelo complexo. Existem 4 opçoes de tour um já incluso no ingresso normal e outros três opcionais pagos a parte permitindo acesso a outras áreas mais restritas.
Uma curiosidade é que a manutenção e as expansões das areas dos visitantes é interamente financiada com o dinheiro arrecadado nos ingressos e produtos. Não há dinheiro do governo envolvido.

O Tour que adquirimos foi o Cape Canaveral Early Space Tour que leva além dos locais normais do ingresso normal para dentro da área da base da US Air Force que está em funcionamento no Cabo Canaveral.

O valor do Tour é $25 mais os $50 do ingresso normal.

Como o Tour é restrito é necessário fazer o check-in apresentando o passaporte em um setor especifico ao lado esquerdo após as catracas.

Como o tour estava marcado para as 12h fomos visitar as outras atrações. Começamos pelo Rocket Garden onde estão expostos os foguetes utilizados nos projetos da NASA como Mercury, Gemini e Apollo.

A esquerda dos foguetes está o setor Heroes and Legends. Esse setor foi inaugurado em 2017 e nao conhecíamos. É dedicado aos homens e mulheres que contribuíram para o programa espacial.

É o Hall of Fame dos astronautas. Na ante sala é exibido um filme de cerca de 10 minutos contando um pouco do inicio do programa espacial.  Nas outras salas tem objetos pessoais utilizados pelos astronautas como capacetes, roupas, brinquedos, revistas e outros objetos que eles utilizaram.

Painel com a foto dos primeiros sete astronautas. Gostei muito do efeito de espelho no chão. A Historia deles é contada no filme de 1983 The Right Stuff  (Os Eleitos titulo no Brasil). Recomendo a todos assistirem.

Histórica bandeira que estava a bordo na capsula de Alan Sheppard e tambem esteve presente no centésimo voo tripulado da NASA. Essa bandeira esta cotada a ir na primeira missão tripulada a Marte.

Homenagem aos astronautas da Apollo 1 que faleceram no acidente de 1967.

Réplica da placa colocada pelos astronautas da Apollo 11 na Lua.

Estátua do Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço.

Painéis com as fotos e os patchs das missões que os astronautas participaram.

Painel da Estação Espacial Internacional.

A atração Space Shuttle Atlantis Exhibit é um galpão decidada aos ônibus espaciais.

A primeira etapa temos um video contando a historia do projeto da Shuttle. É um video muito bem produzido. A sala de projeção é grande e não se preocupe em sentar nos bancos.
Após o vídeo vem o verdadeiro choque!
As portas se abrem e surge a Atlantis. É uma sensação indescritível.

A nave pode ser vista por vários ângulos. Ótimo para referência em montagens de miniaturas.

Não deixem de ir ao simulador de lançamento.

O prédio também conta com outras atrações interativas: jogos eletrônicos, vida no espaço (banheiros, ginástica, refeitórios, laboratórios).
Aproveite e desça na escorregadeira do Boeing 747.

Homenagem aos astronautas que morreram na Challenger e Columbia. Emoção pura.

Já era por volta das 12h e seguimos para o setor de embarque dos tours. O tratamento é diferenciado com sofás, água e um guia impresso.
O único horário do tour é às 12h20 portando coma algo antes ou leve biscoitos ou chocolates pois a fome pode apertar.

Pesquisamos na internet e não encontramos nenhum relato de visita de brasileiros.

Segue o nosso.

Embarcamos no ônibus o guia nos explicou que devido a chuva em alguns locais talvez não fosse possível desembarcar e em outros a visita seria bem rápida. Fomos avisados também de que entraríamos em áreas de segurança da Base da Força Aérea e que só poderiamos tirar fotos quando autorizado.

Passamos em frente ao Hangar ‘S’ onde foi realizado o treinamento dos primeiros astronautas americanos durante o Projeto Mercury.

Alguns pads de lançamentos, pesquisa e instalaçãoes estão lista de lugares históricos americanos com sua preservação garantida sendo transformados em museus.
Um deles é o complexo 26 denominado agora U.S. Air Force Space & Missile Museum.

Em uma das instalações utilizadas pelos funcionários estão exibidos partes de foguetes e misseis.

Também nesse local foram desenvolvidos e testados misseis para a Marinha e Força Aérea.

A estrutura de lançamento do Projeto Mercury aguardando restauração.

Interessante essa homenagem ao seriado dos anos 60: Jeannie é um Gênio.

Temos tambem homenagens as mulheres e as animais que participaram nos programas.

O Igor tem esse kit da Jupiter C que vai montar em breve e quem sabe não envia para o Museu?

Complexo de Lancamento 5 e 6 local do lançado da primeira missão tripulada americana com o foguete Redstone.

Bunker de controle das missões Mercury. Os equipamentos estão muito bem conservados e representam a super tecnologia da NASA e que está em constante evolução.
São computadores, sensores, cameras....
É como se voce embarcasse em uma máquina do tempo retornando ao final dos ano 50.

Foto de Werner VonBraun segundos antes do lançamento da Freedom 7 que levou Shepard ao espaço.

Painel de lançamento. Nos filmes de Hollywood o botão é grande e vermelho. Na realidade o botão é pequeno e preto.

Silo onde foi testado o ICBM Titan.

Durante todos o passeio vimos projetos antigos abandonados..

O Hangar C foi utilizado na montagem de misseis e também serviu como escritório de VonBraun.

Farol do Cabo Canaveral.

Monumento em homenagens aos sete primeiros astronautas da NASA e ao Projeto Mercury. Nesse pad também foram lançados 4 missões Mercury.

O Launch Pad 34 (LC-34) é um local que eu (Sabrina) estava querendo conhecer a vários anos. Fiquei sabendo da existência dele no filme Armagedom onde uma das cenas foi filmada. Foi construído em 1961 no inicio do program Apollo para o lançamento do foguete Saturn I e Saturn IB.

No LC-34 foram lancados É um ‘memorial’ do Apollo1 e achei de uma importância grande em conhecer.

Em 21 de fevereiro de 1967 estava programado o lançamento da missão AS-204 (depois renomeada para Apollo I) que seria a primeira missão tripulada do programa Apollo com um voo de orbita baixa.

Contudo no dia 27 de janeiro 1967 durante um ensaio para o lançamento um incêndio na cabine vitimou todos os três membros da tripulação (Grissom, White, Chafee).

Com o acidente a NASA reformulou todo programa e lançou com sucesso em 11 de outubro 1968 a Apollo 7 nesse mesmo local.

Apos o lançamento do Apollo 7 o LC-34 foi abandonado e é hoje é um memorial a Apollo I onde foi colocada uma placa.

Em memória

Daqueles que fizeram o último sacrifício para que outros pudessem alcançar as estrelas.

Uma caminha difícil leva às estrelas.
‘God Speed’ para a tripulação da Apollo 1

O local é bem grande e por fotos e videos não temos a dimensão do que é.
Realmente ficamos muito emocionados.

Depois passamos em frente ao Launch Control Center.

O Tour de onibus terminou por volta das 15h30.

Ficamos muito satisfeitos nesse tour e recomendamos a todos se anteciparem e comprarem um dos tours adicionais que podem ser adquiridos pelo site oficial.

A unica ressalva é o horário das 12h20 "corta" o dia e atrapalha o almoço e acaba que vemos as outras atrações correndo. Poderia começar por volta das 10h.

Desembarcamos na área dedicada ao projeto Apollo e fomos conduzidos oo simulador da sala de controle da Apollo 8. É de arrepiar!! Parece mesmo que estamos nos anos 60 presenciando o lançamento. A Apollo 8 foi importante pois foi a primeira missão tripulada que levou o homem ao redor da Lua em 1968.

O galpão do Saturno V é gigante!!  Além dos vários estágios do foguete, são exibidos outros objetos do programa e fragmentos de pedras lunares.

No galpão do Saturno V tem uma loja que vende vários itens temáticos. Na entrada do complexo tem uma loja que é bem maior porém em maio de 2018 estava em reforma.

Almoçamos no restaurantes ‘Moon Rock Café’. Pagamos em dois sanduiches com batata frita o valor de $18.
O copo souvenir custa $7 e é free refil.

Embarcamos novamente no onibus para retornarmos a entrada do NSC e na saida conseguimos tirar um foto com um astronauta.

A visita a NASA é imperdível. Recomendada para todas as idades.

(Onde tivemos o nosso carro que acabou a bateria)

Kennedy Space Center NASA
Ingressos: $50 mais impostos
Outros ingressos oferecidos com o custo adicional a partir de $25
Duração: o dia inteiro
Endereço: Kennedy Space Center, SR 405, Titusville, FL 32899
Estacionamento: $10

Retornando para Orlando a estrada tem os mesmos postos de pedágio nos valores de $1,25; $1,00; $2,50.

Depois seguimos para a Target, que é uma ótima loja de departamentos e funciona tambem como supermercado.
Na Target vendem roupas, brinquedos, canecas, malas e eletronicos todos com otimos preços.
Existem várias filiais espalhadas por todo os EUA e voce pode encontra-las pelo GPS ou passando na rua pois o simbolo do "alvo vermelho" é inconfundivél.

Leia o 15º Dia da nossa Viagem AQUI.