quarta-feira, 23 de maio de 2018

5º Dia - Intrepid Space Museum / 9/11 Memorial / Wall Street / Ponte do Brooklyn



Hoje o roteiro inclui o Intrepid Sea, Air & Space Museum, Memorial 11 de Setembro, região de Wall Street e atravessar a Ponte do Brooklyn.


Como de costume, acordamos cedo e tomamos café no hotel. Seguimos para a estação do Metrô Jamaica - Van Wyck Blvd, onde passa a linha E Azul no período de manhã.

Descemos na 50 Street Subway Station, esquina com 8Th Avenue, caminhamos uns 15 minutos sentido oeste até o Intrepid Sea, Air & Space Museum é um complexo que abriga o porta-aviões USS Intrepid com exposições de aeronaves militares, o jato comercial supersonico Concorde, o submarino USS Growler e um galpão da NASA que abriga o ônibus espacial Enterprise





O Porta-aviões USS Intrepid CV-11

Construido em 1943, o USS Intrepid é um porta-aviões da Classe Essex (a mesma classe do USS Yorktown) que combateu na Segunda Guerra Mundial, sobrevivendo a cinco ataques de kamikaze e ataques de torpedos. Após a guerra foi para a frota reserva em São Francisco.

Em 1954 apos reformas para operar jatos o Intrepid retornou ao serviço ativo incorporado a Frota do Atlântico tendo participado como navio de recuperação de capsulas para a NASA na década de 1960. De 1966-9 combateu na Guerra do Vietnam e um de seus pilotos, o Tenente Willian T. Patton recebeu uma Estrela de Prata por derrubar um jato Mig-17 pilotando um caça a hélice AH-1 Skyraider Foi descomissionado em 1974 e hoje está ancorado no rio Hudson como a peça central do Museu.










É possível visitar várias áreas do navio, incluindo cabines da tripulação, refeitórios, torre de controle, hangar, deck de voo e sala das ancoras. Estão expostos muitos itens utilizados pela US Navy.


























O navio internamente foi muito modificado para a função de museu e não está original como o USS Yorktown que visitamos dois dias antes.  Nós achamos que perdeu um pouco a essência.
Contudo as aeronaves exibidas foram autenticamente restauradas.















Pavilhão da NASA - Enterprise

O Pavilhão abriga o Enterprise que foi o protótipo dos onibusespaciais da NASA. O pavilhao é dividido em dezesseis setores com exposição de fotografias, objetos originais, audios e filmes.








Submarino USS Growler SSG-577
Growler  é o único submarino americano com mísseis de cruzeiro aberto a visitação. O submarino transportava dois misseis SSM-N-8 Regulos. Seus torpedos eram apenas para auto-defesa. 
Sua tripulação era de 9 oficiais e 78 marinheiros. Em caso de conflito com a URSS sua missao era atacar bases da marinha soviética.
Comissionado em 1958 só permaneceu ativo durante 6 anos e foi substituído por submarinos lançadores de misseis balísticos bem mais mortais e eficientes.
Tivemos azar que no dia da nossa visita o submarino estava fechado ao publico devido a uma cerimonia comemorativa. Uma pena.


British Airways Concorde

O Concorde matricula B-BOAC avião está em exibição no Pier 86 ao lado do Intrepid.

O Concorde é um produto da cooperação anglo-francesa sendo operado pela Air France e da British Airways entre 1976 e 2003. Foi o único avião comercial de passageiros supersônico no mundo.

Com uma tripulação de nove mebros, o Concorde poderia voar 2.150 km/h, a uma altitude de 18.181 m, alto o suficiente para que seus 100 passageiros vissem a curvatura da terra.
Em 7 de fevereiro de 1996 conseguiu um o record de velocidade em voo Transatlântico levando apenas 2 horas, 52 minutos e 59 segundos.

Um acidente após a decolagem em julho de 2000 aterrou a frota até 2001. Em 2003 devido a custos operacionais ambas as companhias aéreas retiraram suas aeronaves de serviço.

É possível visitar o interior do Concorde mas para isso é necessário adquirir um passe VIP.










Intrepid Sea, Air & Space Museum
Duração: 4 horas
Ingresso: $33 por adulto. (Incluso no CityPass, saiba mais aqui.)
Endereço: 12th Avenue com 46th Street, Pier 86, NY 10036






Ao saírmos do Intrepid fomos almoçar e não podiamos deixar passar a oportunidade de comer uma pizza em Nova York tão tradicionais nos filmes. 

Comemos na Krispy Krunchy Chicken, 707 9th Ave que serve pizzas inteiras ou pedaços no valor de 3 a 5 dólares. A pizza estava excelente e o valor foi muito justo. 
O refrigerante é free-refil ao custo de $2,50.







Retornamos a estação 50St e pegamos a linha "E azul" e desembarcamos no World Trade Center em um trajeto de cerca de 25 minutos.






O World Trade Center é um complexo  de 5 edifícios arranha-céus, um museu e um memorial.




A PRAÇA

O memorial está localizado onde ficavam as torres do World Trade Center em Nova York, destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001.


Os arquitetos Michael Arad e Peter Walker criaram duas cascata d'água de 4 mil m² de área, com 30 metros abaixo do nível da rua, no formato das "Torres Gêmeas", simbolizando a perda das vidas e o vazio físico deixado pelos ataques terroristas.
As cascatas artificiais são as maiores do mundo e foi uma estratégia de reduzir os ruídos da cidade, concedendo um tom contemplativo ao memorial.

O paisagista Peter Walker foi responsável pela inclusão de inúmeros exemplares de carvalho-branco na praça entre as duas cascatas.




Indescritível o que sentimos nesse momento. A emoção contagia o ambiente. 

O Igor estava com um boné escrito US Navy - Retired e um senhor de uns 65 anos veio cumprimentá-lo com a frase "Thank you for your services" achando que o Igor já tinha servido na marinha americana. 
O Igor agradeceu pelas palavras e ficou mais emocionado ainda.
Já escrevi nesse blog e escrevo novamente como os americanos valorizam as Forças Armadas, a Polícia e os Bombeiros. Devíamos fazer o mesmo no Brasil. 



O chato é que alguns turistas ficam fazendo selfies e rindo desrespeitosamente em um local onde quase 3 mil pessoas morreram.


Ao redor das fontes possui as placas de bronze onde estão os nomes das 2.983 vítimas dos atentados, 2.977 mortas nos atentados de 11 de setembro de 2001 e seis mortas durante o atentado de 1993.




A disposição dos nomes segue uma ordem de possível horário de falecimento, de acordo com a sequência dos acontecimentos. 
No aniversário de cada uma das vítimas a administração do memorial coloca uma flor no nome.


Uma pereira recuperada dos escombros do local do World Trade Center em outubro de 2001 e foi colocada sob os cuidados do Departamento de Parques e Recreação de Nova York. 
Após sua recuperação e reabilitação, a árvore foi devolvida ao Memorial em 2010 e recebeu o nome  “A Árvore Sobrevivente” (Survivor Tree). Ela representa resiliência, sobrevivência e renascimento.







One World Trade Center tem 104 andares exclusivamente para escritorios e tem a altura de 541,3 m até a antena e é o edifício mais alto dos Estados Unidos.

As obras de construção das fundações do edifício começaram em 27 de abril de 2006 e sua conclusão ocorreu em 2014.

Do outro lado da praça tem ''The Sphere'', foi retirada do escombros. Era localiza no centro dos prédios.


The Sphere em 1984

O MUSEU
O museu foi aberto ao público em 2014 exibindo 10.300 peças, incluindo 2.380 doações particulares, 2.136 documentos e 37 grandes objetos retirados do local dos atentados, como fragmentos dos aviões, carro de bombeiro parcialmente destruído, colunas de aço retorcidas, dentre outras peças.
Fique atentos que tem dia no museu que é de graça.


Nós não visitamos o museu.

Ground Zero 9/11 Memorial
Ingressos: Preço por adulto $24 a $45 (Tem disponível no CityPass, saiba mais aqui.)

Duração: Praça 1 hora, Museu 3h.
Endereço: 180 Greenwich Street, New York, NY 10007
Site: www.911memorial.org/memorial


Seguimos para o Wall Street que é o maior mercado de ações dos Estados Unidos e do mundo.


A New York Stock Exchange (bolsa de Valores de Nova Iorque) cuja abreviação oficial é NYSE foi criado em 1792. Na bolsa de valores são negociadas ações das maiores empresas mundiais.


Até os atentados de 11 de setembro era possível entrar na Bolsa e observar o ambiente de uma sala superior.


New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de NY)
Endereço: 11 Wall St, New York, NY 10005


Ainda em Wall Street não podemos de deixar de conhecer o Charging Bull, O touro de bronze do Wall Street.


A escultura criada por Arturo de Modica, inaugurada em dezembro de 1989. 

O touro em posição de ataque pesa 3,5 toneladas, mede 3,4 metros de altura e 4,9 metros de comprimento e simboliza um forte mercado financeiro. 



Em 7 de março de 2017, na noite anterior ao Dia Internacional da Mulher, outra escultura de bronze, Fearless Girl (Garota Sem Medo), foi colocada diretamente em frente ao Charging Bull.

A estátua foi projetada por Kristen Visbal e encomendada pela State Street Global Advisers (SSgA) como parte de uma campanha de marketing para seu fundo de índice diversificado de gênero.

Di Modica, que instalou o Charging Bull em 1989, pediu que a estátua da menina fosse removida, argumentando que a peça explora seu trabalho para fins comerciais e altera a percepção do touro.

Depois que a Fearless Girl esteve presente por treze meses, o prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, anunciou que ambos, Charging Bull e Fearless Girl, seriam levados para um local voltado para a Bolsa de Valores de Nova York.





A lenda popular é que esfregar a mão seu chifre, no focinho ou nos seus testículos, representa sorte, prosperidade e dinheiro.



Charging Bull – Touro de Wall Street
Endereço: Broadway & Morris St, New York, NY 10004


Continuamos a caminhada passamos em frente ao Battery Park que é um dos locais que se pega o Ferry para visitar a Estátua da Liberdade e seguimos para a Ponte do Brooklyn.



A Ponte do Brooklyn 



O inicio da pista de pedestres e de ciclistas é em frente a City Hall (Prefeitura).

A pista de pedestres é bem estreita e é compartilhada com ciclistas e fica acima das pistas de carros. Existe um projeto para expandir a pista de pedestres.



A Ponte do Brooklyn (Brooklyn Bridge) foi a primeira ponte de suspensão a utilizar cabos de sustentação do mundo com extensão de 1.834 m e tem o estilo Gótico. Situa-se sobre o rio East, ligando Manhattan a Brooklyn.

A construção começou em 1869 e foi concluída catorze anos depois inaugurada em 24 de Maio de 1883.

A ponte custou 188 milhões de dólares e 27 pessoas morreram durante a construção.

A ponte foi desenhada por pelo arquiteto John Augustus Roebling que faleceu de tétano decorrente de um acidente pouco tempo depois do inicio da construção. 
Quando a ponte foi aberta, a esposa de seu filho Washington, Emily Warren Roebling, foi a primeira pessoa a atravessar. 

Quando a ponte foi construída, o sistema aerodinâmico da ponte não foi bem. Roebling projetou a ponte foi seis vezes mais forte e resistente.
 





A Ponte já foi cenário de diversos filmes famosos e podemos citar alguns:

Os embalos de sábado à noite (1977)
Os Vingadores (2012)
A árvore da vida” (de Terrence Malick em 2011)
O segredo do Abismo (James Cameron em 1989)
Réquiem para um sonho” (Darren Aronofsky em 2000)
Spider-Man (2002),
De Repente 30 (2004)
Godzilla, Impacto Profundo dentre outros.





É proibido colocar cadeados na ponte. Se voce for pego terá que pagar uma multa de $100.






Demoramos em torno de 45 min para cruzar a toda a ponte e chegar no Jane´s Carrossel, já no Bairro do Brooklyn.





O Jane's Carousel está localizado no ''Main Street Park''

que é otimo ponto para ver as duas pontes (Brooklyn e Manhanttan) além de ver a ilha. 




É um local bem calmo e observamos os moradores passeando calmamente e até fazendo pic-nics. Tem banheiros público também.


Totalmente o oposto do tumulto de Manhattan do outro lado do Rio East.







A vista é incrível.
Ao lado direito Ponte de Manhattan




A Ponte de Manhattan começou a ser construída 18 anos depois da inauguração da Ponte do Brooklyn em 1901 e foi inaugurada em 31 de dezembro de 1909. Ela tem 2.089 m mas não tem o mesmo charme da Ponte do Brooklyn.






O Jane's Carousel foi construído em 1922 e foi inicialmente instalado na cidade de Youngstown em Ohio. Em 1984 iniiciou-se uma completa obra de restauração e o carrossel foi reinaugurado em 2011 agora no Brooklyn.
Fica aberto de quinta a domingo e o ingresso é $2.




Ficamos aguardando o anoitecer para admirarmos a iluminação das pontes e da ilha de Manhattan.



















Realmente foi um dia maravilhoso. Andamos muito, curtimos todos os locais e admiramos a paisagem. Não tem jeito, se voce quer conhecer a cidade tem que andar.

Seguimos para o Hotel, embarcamos no metro na York Street Subway Station – Linha F laranja e desembarcamos na Briarwood - Van Wyck Blvd.




Um comentário:

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