Nesse dia acordamos cedo tomamos café no
próprio hotel: o famoso Continental Breakfast.
Achamos o café até bem generoso para um
Continental Breakfast. Será que por não ser uma cidade tão turística (é mais
para americanos) eles capricham mais?
Tinha café, suco, leite, pão de forma, frutas
e pães doces.
Após check-out seguimos viagem com o objetivo
de visitar o porta-aviões USS Yorktown em Charleston, Carolina do Sul.
Foram cinco horas de estrada.
ASSIsTA AO VÍDEO DA ROAD TRIP
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Começamos pela I4.
Passamos por um trecho da US-1, uma antiga estrada que ligava o norte ao
sul pela costa leste.
Durante toda a viagem em vários momentos
passamos nela.
Já fomos no inicio/fim da US1, na cidade mais
ao sul dos Estados Unidos, em Key West. Leia aqui.
Depois seguimos pela I95.
A I95 é uma excelente estrada e
sem pedágios.
Deixamos a Flórida, passamos pela
Geórgia e chegamos na Carolina do Sul.
Na Carolina do Sul saimos da I95,
pegamos a US-17 e depois a I26 até a cidade de Charleston.
Almoçamos no McDonalds e pagamos em dois
lanches completos $14. Lembrando que nos EUA o refrigerante é Free-Refil.
Em Charleston fomos no Patriots Point Naval Maritime
Museum visitar os navios USS Yorktown e USS Laffey
e submarino USS Clamagore.
O valor do ingresso é $24 para adultos e o
estacionamento é $5.
O USS Yorktown (CV-10) é um porta-aviões da Marinha americana da Classe
Essex, com uma tripulação total de 2.600 marinheiros, 45 m de largura, 266 m
comprimento e com capacidade de mais de 80 aeronaves. Foi construído em
1943 durante a Segunda Guerra Mundial.
Participou ativamente da Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coreia e
Guerra do Vietnã recebendo varias medalhas e a Citação Presidencial. Foi transformado em
museu flutuante em 13 de outubro de 1975.
Na entrada do Porta-aviões você recebe um guia para visitação que é
separado por 5 rotas (Tours) mais o deck.
O Yorktwon está muito bem conservado. Nos Tours é possivel visitar a
cozinha, lavanderia, refeitório, alojamentos, salas de manutenção, banheiros,
hangar, deck de voo, sala de máquinas e
torre.
No Hangar e no deck estão expostas aeronaves que serviram na US Navy com
o Corsair, F-4 Phantom e o famoso F-14 Tomcat.
Saímos do porta-aviões e seguimos para o Submarino Clamagore.
USS Clamagore (SS-343) é um submarino da classe Balao, construído em
1945 de propulsão diesel-eletrico tendo como primeira base Key West, Florida.
Operou principalmente no Caribe e no Atlântico norte.
Com 95 m de comprimento desloca 2500 ton submerso e uma tripulação de
cerca de 80 marinheiros.
Em 1960 foi convertido para o padrão GUPPY Type III e é o único
submarino restante desse tipo.
Os submarinos GUPPY constituíram a maior parte da força de submarinos da
Marinha até meados da década de 1960 antes da entrada em serviços dos
submarinos nucleares.
É possível visitar todas as áreas da embarcação e podemos perceber que a
vida de submarinista não é nada fácil. O ambiente é bem claustrofóbico.
Esta bem sucateado principalmente no exterior, varias partes do casco se
perderam e enferrujaram. Na minha opinião o submarino deveria ser retirado da
água e exposto em um galpão em terra. Contudo foi aprovado a sua retirada do
museu e será transformado em recife artificial em breve.
Uma pena.
Uma pena.
Saímos do submarino e seguimos para o navio USS Laffey.
USS Laffey (DD-724) é um destroyer da classe Allen M. Summer da Segunda Guerra Mundial. O
nome Laffey é em homenagem ao marinheiro irlandes "Bartlett Laffey"
que recebeu a Medalha de Honra durante a Guerra Civil.
Com seus 114 m comprimento participou da invasão da Normandia, o dia Dia
D onde atacou com bravura o porto de
Cherbourg na França disparando mais de 1000 projeteis.
Devido aos grandes danos o navio teve que ser reparado retornando ao
serviço somente no final de 1944.
Mas foi no dia 16 de abril, durante a batalha de Okinawa que navio
ganhou o apelido de "O navio que não morre".
O Laffey resistiu com sucesso ao ataque de mais de 22 avioes kamikaze
durante 1h20 sendo atingido por 7 aviões e 4 bombas. Sofreu sérios danos com 33
marinheiros mortos e 70 feridos (um terço da tripulação) mas o navio não
afundou.
Após alguns reparos emergenciais o navio retornou a Seattle e ficou em
exposição por uma semana e também recebeu uma Citação Presidencial.
Ficamos frustrados pois ao término da visita o Gift Shop já estava
fechado e não pudemos comprar uma caneca do Museu. Somos colecionadores de
canecas e essa ficará faltando na coleção. É um erro dos adminstradores pois o
Gift Shop deveria funcionar pelo menos 30 minutos após o fechamento do museu.
Patriots Point - USS Yorktown, USS Laffey e
USS Clamagore
Ingresso - $24
Estacionamento: $5
Duração: 4 horas
Endereço: 40 Patriots Point Rd, Mt Pleasant, SC 29464
Depois seguimos para Tanger Outlet, localizando no caminho do nosso
hotel.
Passamos no Outlet para passear, fazer umas comprinhas e jantar
Tanger Outlet
4840 Tanger Outlet Blvd, North Charleston, SC
29418-6954
Escolhemos comida chinesa, (é um pouco diferente da comida chinesa que
conhecemos no Brasil), porções de carne de frango, porco e um delicioso camarão
a milanesa dentro de um filé de peixo, arroz e salada. Pagamos $20 nos dois
pratos e achamos melhor levar a comida e comer no hotel.
Pernoitamos na cidade Santee na Carolina do Sul no Hotel Super 8 Santee.
O Hotel tem toda a estrutura com café da manhã simples, televisão, frigobar, micro-ondas, duas camas
de casal e os quartos grandes. O Hotel fica as margens da I95 e realmente é um
hotel para pernoitar e seguir viagem.
Hotel Super 8 Santee $$
9125 SC-6, Santee, SC 29142
Nesse dia percorremos 357 milhas (575km) e fizemos dois abastecimento,
gastando ao total $35, por volta de 13 galões.
Não passamos por nenhum pedágio durante todo esse trajeto.
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